Individualização da cobrança de água. Vale a pena?

Desde o dia 01/06/2020 houve alteração na cobrança de tarifação da CAESB -Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – sobre água e esgoto no Distrito Federal. A principal mudança foi o fim do consumo mínimo, portanto o a tarifa agora se dá pelo consumo medido. Com essa mudança 40% dos consumidores com consumo de até 7 m³/mês tiveram redução de até 65% na fatura. Porém, conforme vinculado pelo g11, quem consome mais que 7 m³/mês teve aumento em sua fatura, conforme imagem 01.

Imagem 01 – Tabela com mudança nos valores da conta de água no DF – Fonte: TV Globo

Os condomínios foram os mais prejudicados com aumentos consideráveis em suas despesas relativas a água e esgoto, conforme as imagens 02 e 03. Uma forma de reverter tal situação é por meio da individualização dos hidrômetros de águas, em que é instalado um hidrômetro para cada unidade habitacional, com uma cobrança única para cada condômino, bem como para o uso comum do condomínio.

Imagem 02 – Tabela de tarifa CAESB (01/06/2019-31/05/2020)
Imagem 03 – Tabela de tarifa CAESB (01/06/2020-31/05/2021)

A hidrometração individualizada é uma forma de reduzir os valores gastos com as tarifas de água e esgoto. Porque o condomínio como um todo é um grande consumidor (se sua faixa de consumo é maior que 45 m³, então a alíquota de tarifação é de R$ 23,87/m³), porém ao se dividir o consumo total por todos os condômino, esses tornam-se baixos consumidores (se a faixa de consumo for menor que 7 m³, então a alíquota de tarifação é de R$ 2,99/m³). Portanto, há uma redução de aproximadamente 87,5% do valor da tarifa por m³ consumido, se comparado o valor cobrado para o condomínio e o valor cobrado para o condômino.

Além disso, a individualização dos hidrômetros diminui o desperdício de água e é uma forma de cobrança justa pelo consumo real de cada unidade, propiciando o uso racional dos recursos e da sustentabilidade ambiental.

As fases para a hidrometração individualizada junto a CAESB são: Análise de projeto, análise de documentos, vistoria, teste de consumo e emissão de aceite (Imagem 04).

a) Análise de Projetos: Fase em que serão analisados os projetos hidráulicos de água fria e/ou água quente do condomínio a fim de verificar a conformidade com a legislação vigente no que se refere a condições mínimas de localização, disposição e manutenção dos hidrômetros bem como às interferências na apuração do consumo em decorrência do projeto.
b) Análise de Documentos: Fase em que serão analisadas as documentações exigidas no processo a fim de verificar se atendem as exigências previstas nesta nota técnica.
c) Vistoria: Fase em que serão realizadas inspeções nas instalações hidráulicas para verificação de conformidade com a Resolução/ ADASA Nº 15/2011 e a Nota técnica editada pela Caesb, assim como, para coleta das leituras dos hidrômetros (geral e individualizados) a fim de verificar eventuais inconsistências na apuração do consumo.
d) Teste de Consumo: Cálculo em que é verificado se o volume registrado no hidrômetro geral corresponde à soma dos volumes medidos nos hidrômetros individualizados.
e) Emissão de Carta de Aceite: Fase em que será emitida carta de aceite técnico atestando que o condomínio atende as condições mínimas exigidas para a implantação da hidrometração individualizada no modelo convencional, normatizado pela Caesb.
f) Cadastro dos Hidrômetros: Fase em que os hidrômetros doados no processo são cadastrados no sistema comercial da Caesb.
g) Cadastro das novas ligações: Fase em que serão criadas as novas inscrições individualizadas e cadastro dos novos clientes.
h) Obtenção da leitura inicial: Fase em que serão obtidas as leituras para posterior emissão do primeiro faturamento com base no consumo medido.

Imagem 04 – Etapas do processo de hidrometração individualizada

Portanto, para condomínios com altas tarifas de água e esgoto a individualização de medição é uma forma de redução do consumo e do preço pago pelo condomínio e pelos condôminos. Destaca-se que é essencial a contratação de profissionais competentes – engenheiros ou arquitetos – para todo o processo de individualização junto a CAESB.

Referência

Imagem 01 – https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/05/13/com-fim-da-tarifa-minima-conta-de-agua-fica-mais-cara-no-df-a-partir-de-1o-de-junho.ghtml

Imagem 02 – https://www.caesb.df.gov.br/images/Tarifas/tabela-01junho2019-a-31maio2020.pdf

Imagem 03 – https://www.caesb.df.gov.br/tarifas-e-precos.html

Imagem 04 – https://caesb.df.gov.br/individualizacao-de-hidrometros.html

Ficou alguma dúvida?

Pode usar o nosso formulário de contato para perguntar. Conheça mais sobre a Bersacula.

Dúvidas

Endereço

QN 304 CJ 04 LT 11 LJ 02 – Samambaia Sul

Brasília – DF  CEP: 72306-004

Telefone: (61) 99860-9362

Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site

Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site
Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site