1- Importância dos projetos
Nesse artigo vamos falar sobre planejamento e quais projetos são necessários para se iniciar uma obra e sua importância. Primeiramente, os projetos são os conjuntos de pranchas com todas as informações necessárias para a execução da construção pretendida. Assim, os projetos são essenciais para um bom andamento da obra.
As pessoas costumam fazer projetos de viagens e planos de vida, porém ao imaginar seu futuro imóveis seus anseios mudam para ver a obra concluída e se esquecem do planejamento. O planejamento leva ao sucesso, evita alterações constantes, minimiza riscos, evita stress e ajuda a organizar tempo e custos.
Numa edificação os principais projetos são:
- Projeto arquitetônico e projeto de aprovação legal – projeto que detalha a construção, em que são indicadas dimensões dos cômodos, aberturas, recuos, permeabilidade, entre outros.
- Projeto de Fundações – projeto que indica a locação das fundações adequada às características do terreno e da obra. A fundação é responsável por receber as cargas da estrutura e distribuir para o solo.
- Projeto de estruturas – projeto responsável por conceber toda a estrutura e detalhá-lo.
- Projeto de instalações hidrossanitário – projeto da rede de água e esgoto de toda edificação.
- Projeto de instalações elétricas – projeto da rede elétrica da construção com definição dos equipamentos a serem utilizados.
- Projeto de instalações telefônicas, CFTV (Circuito Fechado de Televisão), banda larga, Segurança, alarme, detecção, entre outros – projetos com todos os pontos de cada tipo de instalação.
- Projeto de prevenção contra incêndio e pânico – projeto de sinalização de emergência, SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas – para-raios), extintores, saída de emergência, central de gás, hidrantes, alarme de incêndio, entre outros (se necessário).
- Projeto de instalação de ar-condicionado – projeto com localização das tubulações e unidades condensadoras e evaporadoras.
- Projeto de transporte vertical – projeto com o tipo de cabina e especificação (se necessário).
- Projeto de paisagismo – detalhamentos de piso, muros, guias, canteiros de plantas, calçamento, e elementos paisagísticos especiais (se necessário).
Todos esses projetos devem ser produzidos antes dos inícios das obras, porque com eles é possível planejar e até mesmo orçar a edificação. Uma das vantagens dos projetos é a possibilidade de verificar possíveis colisões entre os projetos, como, por exemplo, cano de esgoto que cruza elemento estrutural (viga). Assim, é possível prever possíveis problemas que só seriam detectados durante a obra, o que poderia gerar atrasos e e aumentaria os custos.